domingo, 2 de março de 2014

Leituras Importantes: Artigos de Fernando Reinach

Para quem não conhece, Fernando Reinach é um biólogo que semanalmente escreve para o jornal O Estado de S. Paulo. O seu trabalho consiste em buscar artigos científicos de importantes revistas e resumi-los para o público em geral. Os artigos são escolhidos a dedo e normalmente retratam importantes descobertas científicas. No final de suas colunas é possível encontrar a referência para o artigo original completo.
Boa leitura a todos!

- Volume Morto ou Vivo? (22/03/2014) 

Hoje é dia mundial da água, neste excelente artigo, Fernando Reinach analisa as consequências para a comunidade aquática ao  utilizarmos o volume final no fundo dos reservatórios que abastecem São Paulo.    
No link abaixo a coluna completa:
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,volume-morto-ou-vivo,1143746,0.htm

- Janelas matam bilhões de pássaros (08/03/2014)

Depois de ler este artigo fico imaginando todos aqueles prédios empresariais espelhados que viraram moda na Marginal Pinheiros em São Paulo. Além de refletirem a luz ajudando a esquentar ainda mais o ar da cidade, agora sabemos que funcionam como verdadeiros matadouros de aves!! Parabéns aos arquitetos que projetaram esses "magníficos"prédios.
No link abaixo a coluna completa:
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,janelas-matam-bilhoes-de-passaros,1138422,0.htm

Espero que não surja nenhum arquiteto com a mesma "genial" idéia daquele que projetou um prédio espelahado E curvado em Londres. Pra quem não conhece essa estúpida construção, leiam aqui: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/09/predio-reflete-luz-do-sol-e-jornalista-frita-ovo-na-calcada-em-londres.html


- Na Amazônia, água é mais importante que luz (22/02/2014)

- Neste artigo uma nova descoberta afetará a maneira como os cientistas avaliam os potenciais efeitos das mudanças climáticas na Floresta Amazônica. Mais uma vez vale a pena a leitura para todos que vão prestar vestibular. Fiquem atentos para o conceito de Fator Limitante!
No link abaixo a coluna completa:

- Árvores Crescem até a Morte (01/02/2014)

- Este artigo vai mudar muita coisa, inclusive no ensino de Botânica. Vale a pena a leitura para todos que vão prestar vestibular.
No link abaixo a coluna completa:

Nenhum comentário: